O Almirante José Maria de Lima disse ainda que, "a acção dos inspectores deve estar alinhada com o programa do Governo, na incessante luta contra a corrupção passiva e activa, bem como outros males que criam obstáculos do país.
O também Ministro emexercício garantiuque, ”estão a ser empreendidos esforços, no sentido de se materializar o regime remuneratório da Inspecção-Geral da Defesa Nacional à luz do Decreto Presidencial nº 176/20 de 23 de junho, o que deverá de certa forma dar mais dignidade aos agentes cuja vocação éfiscalizara gestão dosrecursosdo Estado.
Os Inspectores foramexortados peloSecretário de Estado,no sentido de privilegiar a formação e capacitação, de modo a aperfeiçoar os mecanismos para uma inspecção mais proativa e actuante.
De realçar que o dia do inspector militar foi instituído no dia 26 de abril de 2006, pelo então Ministro da Defesa Nacional, General Kundi Paihama. A escolha da data deve-se ao impacto positivo da primeira Reunião Metodológica dos Órgãos de Inspecção das FAA, realizada na sala de reuniões do comando do Exército em 2003.
Estiveram presentes na cerimónia de encerramento da jornada, oficiais Generais, superiores, subalternos, funcionários civis do Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria e das Forças Armadas Angolanas.