Notícias



Clique para assistir o vídeo!

MINDENACVP Realiza fase de reclamação e processo de Recadastramento dos antigos combatentes

Governo 02-06-2026
CENTRO NACIONAL DE DESMINAGEM CAPACITA TÉCNICOS SAPADORES

Mais de 100 técnicos afectos a Extinta Unidade Especial de Desminagem da Casa Militar da Presidência da República beneficiaram, na manhã de hoje, na província de Icolo e Bengo, de uma acção formativa, no domínio da desminagem humanitária e da segurança das populações.

A acção formativa visou capacita-los com habilidades técnicas, actualização de conhecimentos e adoptar práticas profissionais as constantes transformações tecnológicas e sociais, garantindo maior produtividade e qualidade para o desempenho das inúmeras tarefas de especialidades com maior autonomia e eficiência.

Na abertura, o Secretário de Estado para a Industria Militar, General Afonso Carlos Neto informou que, após a formação serão integrados nas brigadas de desminagem do Centro Nacional de Desminagem, desdobrados em todo território nacional, para detectar, remover e destruir todos os engenhos explosivos que ainda impedem a livre circulação de pessoas e bens, assim como a implementação de projectos de elevada importância para o país.

O Director Geral do Centro Nacional de Desminagem, Tenente-General Carlos Sachimo sublinhou que os departamentos e brigadas do CND estão engajados em dois eixos de actuação para o Bieno 2026-2027, no âmbito das áreas minadas conhecidas e no Plano de Desenvolvimento Nacional.

O Tenente–General recordou que o Centro Nacional de Desminagem é uma instituição encarregue de executar a actividade de pesquisa técnica, desminagem, sensibilização e educação das populações contra o risco, perigo de minas e outros engenhos explosivos não detonados, para permitir a implementação de projectos socioeconómicos, visando contribuir para o desenvolvimento de Angola.

Fonte: Sem fonte
Governo 02-06-2026
NOTA DE IMPRENSA

ANGOLA E TIMOR-LESTE REFORÇAM COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA DEFESA

O Ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, General Lúcio Gonçalves Amaral, trabalha desde ontem, 31 de Maio de 2026, em Dili – República Democrática do Timor Leste, com uma delegação do Sector que dirige, com que participará na XXV Reunião de Ministros da Defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a 2 de Junho do corrente.

Hoje, 1 de Junho, o ministro Lúcio Amaral foi recebido com Honras Militares no Ministério da Defesa, onde manteve um encontro de cortesia com o seu homólogo timorense, Contra-Almirante Donaciono do Rosário Costa Gomes, aquém apresentou cumprimentos do Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, endereçados ao Presidente da República Democrática de Timor-Leste, José Ramos Horta.

Durante o encontro, os ministros abordaram temas relevantes da cooperação bilateral no domínio da Defesa, destacando-se o trabalho desenvolvido pelas equipas técnicas de ambos os países no processo de Negociação para a Revisão do Acordo de Cooperação existente, na perspectiva do aprofundamento da parceria estratégica e da consolidação da confiança mútua, ajusta aos novos desafios regionais e internacionais.
Acto contínuo, o ministro Lúcio Amaral visitou a Embaixada da República de Angola em Dili, onde manteve Encontro de Cortesia com o Embaixador Dr. José Andrade de Lemos e dialogou com os funcionários da mesma.

Fonte: Sem fonte
Governo 27-05-2026
NOTA DE IMPRENSA

ANGOLA E QUÊNIA REFORÇAM COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA DEFESA

Os Ministros responsáveis pelo Sector da Defesa Nacional de Angola e do Quênia, assinaram nesta segunda-feira, 25 de Maio, na Cidade de Nairobi, o Acordo de Cooperação entre o Governo da República de Angola e o Governo da República do Quénia no Domínio da Defesa.

O Acordo visa reforçar as relações de amizade e cooperação estratégica e prevê colaboração mútua em múltiplas vertentes, tendo a se destacar as áreas de formação e treino, intercâmbio técnico-militar, capacitação institucional, segurança marítima, operações de apoio à paz, entre outras.

Na ocasião, o Ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátra, General (Ref) Lúcio Gonçalves Amaral, enfatizou, que a assinatura desse importante Instrumento Jurídico, reveste-se de um significado particular, pois consagra a vontade firme dos dois Estados em aprofundar os laços que os unem em construir, de forma sólida e duradoura, uma parceria estratégica assente na confiança mútua e nos interesses comuns.

Sublinhou, igualmente, que o acto, representa um sinal inequívoco da vontade politica dos Presidentes João Manuel Gonçalves Lourenço e William Samoei Ruto, no sentido de aprofundar as relações bilaterais e de elevar a cooperação entre os nossos países a um patamar cada vez mais sólido e abrangente ao Sector de Defesa, reafirmando a visão comum que Angola e Quênia partilham quanto a necessidade de preservação da paz, da segurança e da estabilidade no continente africano.

Salientou, o papel histórico desempenhado pela República do Quênia durante a luta de libertação Nacional de Angola quando Cidades de Nakuru e Mombaça, acolheram os encontros promovidos pelo saudoso Presidente Jomo Kenyatta, com vista a aproximação dos movimentos de libertação Angolanos em torno do ideal comum para Independência Nacional.

Durante a sua missão em Nairobi, o Ministro da Defesa angolano visitou a Embaixada de Angola naquele país, bem como o Sector consular tendo sido acolhido pelo Embaixador Dr. Mário de Azevedo Constantino, que procedeu a uma panorâmica geral do funcionamento do sector que dirige.

Fonte: Sem fonte

mindenacvp.gov.ao Ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria

Lúcio Gonçalves do Amaral



Entidades Tuteladas


Canais de Atendimento


Parceiros