A cerimónia foi realizada pelo Director Nacional de Política de Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, Tenente-General Barbosa Antunes Epalanga, em representação do Secretário de Estado para Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, referiu no seu discurso que " as mulheres angolanas sempre estiveram presentes nos momentos difíceis da nossa história”.
O Tenente-general Barbosa Antunes Epalanga, lembrou que "a nossa história reporta vários episódios de mulheres destímidas que abraçaram com bravura a luta contra a exploração colonial”.
O Director Epalanga afirmou ainda que "as mulheres dentro do sistema de Defesa e Segurança são chamadas a ter um cargo de decisão para a contribuição da paz mundial”.
As funcionárias do Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria e da Polícia Nacional, foram brindadas com quatro (4) palestras subordinadas aos temas: "o Empoderamento da mulher”, proferida pela Dra. Joana Cortez, Chefe de Departamento para Igualdade e Equidade do Género, do Ministério de Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMO).
Ao abordar o tema a Dra.Joana Cortez disse que "o Empoderamento da Mulher é quando a mulher começa a sentir-se livre de fazer as próprias escolhas e ela, começa dentro no lar.
A segunda palestra com o tema "os Desafios da Mulher na Polícia Nacional”, proferida pela Comissaria Rosa Bessa, Directora dos Serviços de Saúde da Polícia Nacional.
A Comissaria Rosa Bessa afirmou que "as mulheres estão preparadas para assumir cargos de destaque na nossa sociedade, elas são boas negociadoras, mediadorase moderadoras”.
A terceira palestra com o tema "Os Desafios da Mulher nas Forças Armadas”, proferida pela Capitã Otília Chihiluca, oficial de Estudo, Integração e desenvolvimento do Género nas Forças Armadas Angolanas, da Direcção de Pessoal e Quadros do Estado Maior General das FAA.
A Capitã Otília Chihiluca, afirmou que "toda mulher militar deve ter o direito a dispensa de parto e de amamentação, tal como como as mulheres civis”.
Por último, foi abordado o tema "Os Desafios de Conciliar a vida Doméstica e cargos de Direcção e Chefia, proferida pela Dra. Leidy Creusa Cussomba, Directora Nacional Adjunta para Política de Defesa do Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria
A Dra. Leidy Creusa disse que "é importante sabermos diferenciar o que é importante e o que é urgente e aprender a desenvolver o auto-conhecimento”.
As funcionárias do Ministério da Defesa Nacional e veteranos da pátria e da Polícia Nacional,foram brindadas com músicas, poemas e peças teatrais do grupo cultural da Marinha de Guerra Angolana, que brilharam cantando e encantando com os seus talentos.