• MINISTRO LIBERDADE APELA AOS INSPECTORES UMA GESTÃO TRANSPARENTE


    O ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade” apelou nesta segunda-feira em Luanda aos Inspectores da Defesa Nacional, uma gestão transparente, tendo em atenção as responsabilidades institucionais do órgão de que são servidores na salvaguarda dos princípios essenciais para promoção dos recursos humanos, técnicos,materiais, financeiros e patrimoniais, postos a disposição do sector e da componente militar.

    João Ernesto dos Santos “Liberdade” teceu está consideração no acto de abertura das jornadas comemorativas alusivas ao dia do Inspector da Defesa nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, a assinalar-se a 26 de Abril.

    Neste contexto, o Titular do Sector da Defesa Nacional, ressaltou que a “complexidade dos processos de inspecção e auditoria exigem que se aprimorem, permanente, as capacidades técnicas e profissionais, pelo que é imperativo investir na formação e capacitação dos quadros, para que estejam em alinhamento com as melhores práticas internacionais e o quadro normativo nacional”.

    “A formação contínua não deve ser apenas uma necessidade, mas uma obrigação, pois permite que os inspectores desempenhem as suas funções de modo mais assertivo e eficiente, bem como o reforço e a consolidação das parcerias institucionais com organizações especializadas”, disse.

    No entanto, o Inspector Geral da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Denis Segunda Lucama afirmou que “nem sempre são compreendidos, por se tratar de uma actividade que se afigura complexa para certos gestores”.

    De realçar que as festividades do dia do Inspector da Defesa Nacional decorrem de 21 a 25 do corrente, no Instituto de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas e está previsto a discussão temas ligados a gestão da inspecção.