• Mindenacvp Acredita Adidos De Defesa De Portugal, Russia E Reino Unido


    O Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria acreditou nesta terça-feira, 28 de Agosto, no Centro de Conferências "28 de Agosto", no Quartel  General do Comando do Exército, os Adidos de Defesa junto das Embaixadas de Portugal, Rússia e Reino Unido, numa cerimónia orientada pelo Director Nacional de Política de Defesa, Tenente-General Paulo Francisco.

    Na ocasião o Director Nacional, Tenente-general Paulo Francisco, salientou que a cerimónia de acreditação, decorreu num momento em que a República de Angola, vive num clima de paz e estabilidade contínua empenhada em políticas económicas com programas de desenvolvimento social que favorecem o bem-estar da população.

    O Tenente-general Paulo Francisco, disse ainda que o Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria desenvolve políticas, visando a implementação de acordos bilaterais com países cujas capacidades agregam valores e estabelece comités de Defesa e Segurança.

    Durante a acreditação, o Director Nacional dePolítica de Defesadisse que "Portugal é um país estratégico e a cooperação no domínio da Defesa, tem desenvolvido no âmbito de formação de quadros militares em Portugal, troca de experiências em matérias de busca e salvamento com a Força Aérea Nacional e criação de capacidades de ciber-segurança”.

    Relativamente a Rússia, O Director disse que "a Federação Russa e a República de Angola encontram-se numa fase de implementação das Resoluções da 7ª Reunião do Comité Intergovernamental de Cooperação Técnico-Militar”.

    Quanto o Reino Unido, o Director Nacional dePolítica de Defesadisse que "beneficiamos de cursos de Inglês da academia de Defesa, bem como cursos de Marinha, ministrados na Escola de Guerra Naval”.

    O Coronel Joaquim José Estevão da Silva, Adido de Defesa de Portugal, nasceu em Torres Vedras em Lisboa, tem 55 anos de idade, casado com a senhora Ana Carla e pai de 02 filhos.

    Desempenhou as funções de Comandante de pelotão de atiradores, comandante da escola prática de Infantaria; foi oficial de tiro e adjunto do comandante das 3ª e 4ª companhias de alunos da academia militar; foi Comandante da primeira companhia de atiradores; foi coordenador de área da repartição de Instrução da divisão de recursos e Comandante do 1º Batalhão de Infantaria Mecanizada, da Brigada mecanizada.

    O adido de Defesa da Rússia, Coronel Andrei Aleksandrovich, nasceu a 04 de março de 1978, na cidade de Leningrado, é casado e pai de uma filha. Foi comandante de pelotão do Departamento de treinamento da região militar de Leningrado; foi oficial de Departamento de treino militar do Comando misses e artilharia do Estado Maior do Exército da Federação da Rússia, cidade de Moscovo; foi Adido de Defesa adjunto da Embaixada da Federação da Rússia em Angola.

    O Tenente-coronel Aliston Green, adido de Defesa junto da Embaixada do Reino unido é casado e pai de dois filhos. Foi Comandante das operações aéreas do Reino Unido em Omã; Exerceu a função de Conselheiro adjunto de Defesa de Pretória, no engajamento de defesa; assumiu o cargo de Conselheiro de defesa na criação de uma nova secção de Defesa em Maputo.

    Por sua vez, os Adidos ora acreditados, consideraram o acto especial e prometeu elevar as relações entre os dois povos, trabalhando para o sucesso da sua missão em Angola.

    Estiveram presentes na cerimónia de acreditação oficiais superiores, subalternos, e funcionários civis do Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria e das Forças Armadas Angolanas.