Marques Correia "Banza", ressaltou que no "âmbito do redimensionamento e reestruturação das Forças Armadas Angolanas, a Inspeção-geral da Defesa Nacional tem por objectivo unificar todo sistema, existindo inspeçcões para todos os Ramos e não inspeçcões dos Ramos”.
Baseando-se no slogan do Presidente da República e Comandante-Em–Chefe das Forças Armadas Angolanas, João Manuel Gonçalves Lourenço sobre a necessidade de se "Corrigir o que está mal e melhorar o que está bem", o Inspector-Geral da Defesa Nacional, sublinhou ainda que não obstante as limitações financeiras do contexto actual que o país enfrenta, torna-se imperioso melhorar cada vez mais os métodos de trabalho para bom desempenho.
"A actividade de inspeçcão visa proteger, assegurar com toda responsabilidade e honestidade os bens das Forças Armadas do interesse da defesa nacional tanto humanos, matérias, como financeiros e patrimoniais que obrigam ao inspector a demonstrar um comportamento exemplar” disse.
O acto foi antecedido por uma serie de actividades culturais, comodeposição de coroas de flores aos túmulos dos ex-Inspectores-Gerais das Forças Armadas Angolanas e da Defesa Nacional respectivamente,GeneraisPedro Benga Lima e Rafael Sapilinha.
De realçar que para semana dedicada ao dia do Inspector, está reservado uma serie de conferências relacionadas com área de actuação dos mesmos, bem como visitasa algumas instituiçõescomo a televisão Pública de Angola (TPA), Comando do Exército, Força Aérea Nacional e a Marinha de Guerra Angolana.