O Inspector Geral da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, General Gouveia de Sá Miranda, disse ao fazer a abertura do acto, que "estas palestras servem para trocar experiências e impressões sobre a baixa auto-estima e a prática de suicídios que tem sido frequente na nossa sociedade que infelizmente tem causado muitas mortes principalmente aos jovens”.
O Inspector da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Gouveia de Sá Miranda disse ainda que a Inspecção Geral, vai acompanhar o calendário a nível mundial e a nível nacional, para realizar outras actividades semelhantes para os efectivos da inspecção e não só.
Ao falar da auto-estima, a psicóloga Sandra Aragão afirmou que todo o ser humano tem que se valorizar mais, ter mais respeito por si mesmo, no sentido de evitar pôr fim a própria vida.
Por sua vez o Inspector para Segurança Social,Tenente-CoronelFortunato Panzo disse que, o suicídio consumado tem consequências não só para a pessoa em causa, mas também causa impacto emocional nos que convivem com estes indivíduos.