O Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, promoveu nesta quarta-feira 29 de junho, uma palestra subordinada ao tema "Fuga a Paternidade, proferido pelos senhoresOctávio Joaquim e Ivaniltan Jones, representantes do Ministério da Acção Social Família e Promoção da Mulher.
Na abertura da palestra o Presidente do acto, Tenente-General Mário Bavo Amarelo, Director Nacional de Recursos Humanos do Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, salientou que "trata-se de um assunto que devemos ser todos participantes por serem casos que mexe toda a sociedade angolana”.
O Director disse ainda que o problema da fuga a paternidade tem sido um fenómeno que já está num nível muito elevado e apelou aos pais, a assumirem as suas responsabilidades, a não abandonarem os seus filhos, porque o abandono dos filhos, tem desestruturado muitas famílias.
Por sua vez os palestrantes Octávio Joaquim e Ivaniltan Jones, afirmaram que fuga à paternidade é um crime público, que dentro da Lei sobre Violência Doméstica e violência contra criança, enquadra-se no abandono familiar.
Os palestrantes afirmaram ainda que a fuga à paternidade é vista como uma violação dos direitos humanos e de todos os instrumentos legais que consagra a liberdade absoluta da criança.
Assistiram a palestra os chefes de Departamentos do Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, bem como oficiais superiores, subalternos, sargentos, funcionários civis e convidados.