• CND ANALISA ESTRATÉGIAS PARA O BIÉNO 2026-2027


    Decorre desde a manhã de hoje, no município de Catete, província do Icolo e Bengo o Conselho Directivo do Centro Nacional de Desminagem sob lema “Unamos esforço por uma Angola livre de minas”.

    A actividade visa analisar a situação geral da referida instituição, definir estratégias para desminagem das áreas conhecidas registadas na base de dados nacional, e dinamizar as operações da mesma no âmbito do Plano de Desenvolvimento Nacional, para a realização e alcance dos objectivos preconizados pelo Executivo, no quadro da diversificação da economia assim como no cumprimento do artigo 5º da Convenção de Ottawa.

    Na abertura, o Secretário de Estado para Indústria Militar General na reforma, Afonso Carlos Neto disse que o Executivo em colaboração com as Organizações não Governamentais e Agências Internacionais, não têm medido esforços para cumprir com essa meta, por meio dos órgãos vocacionados para efeito, tem assegurado a criação de condições técnicas e logísticas para garantir a articulação e execução das operações de desminagem em todo território nacional, dinamizando o processo de reconstrução nacional, do desenvolvimento social e de recuperação económica.

    Afonso Carlos Neto exortou aos membros do Conselho Directivo a participar dos trabalhos com elevado sentido patriótico, espírito de missão e compromisso com os superiores interesses da nação, apresentando soluções concretas, sustentáveis que reforcem a capacidade operacional e institucional do Centro Nacional de Desminagem.

    “Deve-se prestar atenção especial aos programas de formação continua dos quadros, factores essenciais para garantir que os desafios técnicos e operacionais sejam enfrentados com profissionalismo e competência, sublinhou”.

    Durante a reunião, foram abordados vários temas com vista uma melhor combinação de esforço para execução das tarefas de desminagem das áreas ainda afectadas, constantes da base de dados nacional, sob responsabilidade do CND e inserido no Plano de Desminagem Nacional.

    O acto foi ainda marcado pela exposição da técnica e meios de desminagem, com intuito de sensibilizar e educar sobre o perigo e riscos de engenhos explosivos.

    O Conselho Directivo da CND tem a duração de dois dias e participam Governo local, Directores Gerais e Adjuntos do CND, Chefes de Departamento Centrais e Locais, Representantes das Organizações Não Governamentais, funcionários, bem como outras entidades e individualidades convidadas.