• Bravura Dos Heróis Da Pátria Exaltada No 15 De Março


    A Cerimónia foi presidida pelo ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, General-de-Exército reformado, João Ernesto dos Santos "Liberdade”, que durante o seu discurso, exortou a "enaltecer a Bravura dos Heróis da Pátria, em homenagem ao 61º aniversário da Expansão da Luta de Armada de Libertação Nacional, importante referência histórica para todos os nacionalistas e outros não menos valorosos angolanos participantes do processo de libertação do jugo colonial”, referiu.

    Por sua vez, o governador provincial da Lunda Sul, Engenheiro Daniel Félix Neto, na sua mensagem de boas vindas, começou por exprimir a gratidão pela partilha do momento importante da nossa história e afirmou que, sentiram-se horando por ter sido escolhida a província da Lunda Sul para albergar o acto central do 15 de março.

    Carlos Oliveira, em representação da Federação dos Antigos combatentes e Veteranos da Pátria de Angola, disse que, "a luta armada no norte de Angola, foi mais um golpe ao regime colonial, após os levantamentos populares de 4 de Janeiro, na Baixa de Cassange em Malange e o 4 de Fevereiro em Luanda, ambos em 1961, que são os marcos indeléveis para o alcance da almejada Independência Nacional, que viria a ser proclamada a 11 de Novembro de 1975, pelo saudoso Presidente Dr. António Agostinho Neto”, concluiu.

    O acto central também foi marco com inaugurações de duas escolas com cada 7 salas de aulas, entrega de kit´s de materiais profissionais aos antigos combatentes.