• ANGOLANOS RELEMBRAM OS HERÓIS DO 15 DE MARÇO


    A província da Huila foi o palco escolhido para as comemorações do 15 de Março, diaExpansão da Luta Armada de Libertação Nacional, cuja promulgação foi aprovada em Assembleia Nacional.

    O acto central teve lugar na província da Huila, cujo o certame foi antecedido por uma serie de actividades socio culturais nomeadamente, a deposição de coroa de flores no cemitério….

    Na sua intervenção, o Secretário de Estado para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, General Domingos André Tchikanha disse queos “50 anos da proclamação da Independência Nacional, os angolanos têm a soberana oportunidade para reflectir sobre o percurso histórico que tem no 15 de Março de 1961, o marco da expansão das acções dinamizadoras da Luta de Libertação Nacional contra a colonização portuguesa”.

    “A data simboliza o despertar da consciência política dos angolanos que marcharam, noite-e-dia, para que a independência fosse de facto o culminar do sofrimento de 500 anos de exploração e dominação colonial portuguesa, sublinhou”.

    Nesta senda, o governante afirmou ainda que a comemoração do 15 de Março é uma oportunidade para, mais uma vez, homenagear os heróis, pois a história é rica de factos relevantes que ainda podem ser relatados pelos seus protagonistas e sendo necessária a preservação e valorização das conquistas alcançadas, mantendo acesa nos cidadãos a chama do patriotismo.

    Exortou aos participantes a trabalhar, redobradamente, na dignificação dos actos patrióticos que devem ser enaltecidos, permanente, sem os quais não teriam vencido as várias etapas subsequentes do processo de liberação, que culminou com a conquista e preservação da independência nacional, integridade territorial, paz, unidade e reconciliação nacional, e pelo estado democrático e de direito que permite a convivência pacífica.

    Participaram do acto membros do governo, deputados do círculo provincial da Huila, órgãos da justiça, membros do comando da Região Militar Sul bem como partidos políticos, funcionários do gabinete provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria entre outras entidades.