• Angola E Portugal Avaliam Cooperação


    Na ocasião, o Secretário de Estado para Defesa Nacional, Almirante José Maria de Lima, que presidiu a sessão bilateral dos secretários de Estados, que decorreu no salão Nobre do Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, disse durante o seu discurso que"Portugal é um parceiro estratégico tanto a nível bilateral como no quadro da CPLP em que as relações históricas de amizade, cooperação e solidariedade, vêm sendo cimentadas no quadro da promoção e capacitação dos Estados membros nos mais variados domínios de interesse mútuo".

    Segundo o Secretário de Estado oencontro resultou de um entendimento conjunto, dada a necessidade do incremento de novos assuntos nos instrumentos jurídicos que sustentam no acordo de cooperação no domínio da defesa entre o governo da República de Angola e a República portuguesa, assinado aos 03 de Outubro de 1996, bem como a Carta de Intenção no domínio dos Antigos Combatentes, assinada em 27 de Agosto de 2015.

    O Almirante José Maria de Lima referiu que, os assuntos discutidos alargam o quadro das soluções para edificação de uma cooperação mais profícua, assente no apoio recíproco. "vão de certa medida impulsionar a cooperação, evidenciando o diálogo político-estratégico na esfera da Defesa”, disse.

    Por sua vez o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional de Portugal Dr. Jorge Seguro Sanches, lembrou que a cooperação entre Angola e Portugal já existe há mais de 25 anos e que Portugal pretende que esta cooperação seja cada vez melhor.

    De salientar que esta reunião, procedeu,  a sessão de peritos que discutiu o Acordo-Quadro 2022-2025 introduzindo os novos assuntos aludidos, nomeadamente: a Capacitação de docentes para o Instituto de Defesa Nacional de Angola, Assistência hospitalar em Portugal, Assessoria portuguesa para o desenvolvimento daCiberdefesa nas Forças Armadas Angolanas, Catalogação do património e acervo do Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, reforço da capacidade de segurança marítima, participação conjunta em Operações de Apoio à Paz, bem como o ciclo de planeamento estratégico.

    Durante a sua estadia em angola, a delegação portuguesa, efetuou uma visita a Escola Superior de Guerra, a Escola de Fuzileiros Navais no município do Ambriz e depositaram uma coroa de flores ao tumulo do soldado desconhecido no cemitério do alto das cruzes.