Notícias



Clique para assistir o vídeo!

MINDENACVP Realiza fase de reclamação e processo de Recadastramento dos antigos combatentes

Governo 02-02-2026
MINDENACVP CAPACITA FUNCIONÁRIOS SOBRE O NOVO REGIME DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Decorre desde a manhã de hoje, no Instituto de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas, o ciclo de seminário de formação sobre o novo regime de avaliação dos funcionários públicos do ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos.

Na sua intervenção o director do Instituto de Segurança Social das FAA, Tenente-General Reformado Cristão Miguel da Silva Júnior afirmou que a avaliação do colaborador é uma ferramenta muito importante que visa avaliar o desempenho em relação as competências, expectativas e metas definidas.

No entanto, o prelector Major Jacinto Fernando dos Santos sublinhou que o novo modelo de avaliação vai fazer com que os funcionários tenham um modelo assente nos objectivos competências comportamentais e técnicas.

“O modelo actual basea-se numa abordagem mais moderna, transparente e orientada para melhores resultados, disse”.

A formação tem a duração de 3 dias, participam funcionários afectos ao ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Delegados Provinciais dos Antigos Combatentes e Chefes dos Serviços Provinciais do ISS das Forças Armadas Angolanas.

De realçar que o novo regime sobre avaliação do desempenho dos funcionários públicos e agentes administrativos entrou em vigor no mês de Janeiro deste ano, depois de ser aprovado em 30 de Junho e publicado em Diário da República a 25 de setembro do ano passado.

Fonte: Sem fonte
Governo 28-01-2026
MINISTRO LIBERDADE TESTEMUNHA O LANÇAMENTO DA PRIMEIRA PEDRA DO RAMAL FERROVIÁRIO MOXICO-LUNDA SUL

O ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade” testemunho nesta terça-feira, 27 de Janeiro, o lançamento da primeira pedra para construção do ramal ferroviário que ligará as cidades do Luena (Moxico) e Saurimo (Lunda-Sul), numa extensão total de 260 quilómetros.

O lançamento foi feito pelo ministro dos transportes, Ricardo Viegas D`Abreu, na sua intervenção afirmou que, o ramal Luena-Saurimo é a primeira fase de um plano mais amplo de interligação das principais linhas férreas, que vai garantir, materializar a tão desejada integração territorial e regional.

De acordo o ministro dos Transportes, esta rede não só facilitará a circulação interna de pessoas e mercadorias, como posiciona o país como plataforma logística estratégica para região da África Austral.

Além do Titular da pasta da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, prestigiaram o acto os ministros da Administração do Território, do Ambiente, governadores do Moxico, Lunda-Sul, bem como o Secretário de Estado do Urbanismo e Habitação, distintos Membros do Governo, Representantes do Consórcio Construtor OEC e BPC, Representantes do Consórcio de fiscalização da empreitada e da equipa de gestão do projecto, Membros das Forças de Defesa e Segurança, Autoridades Tradicionais e Eclesiásticas.

Fonte: Sem fonte
Governo 22-01-2026
FORÇA AÉREA NACIONAL SOMA 50 ANOS DE EXISTÊNCIA

A Força Aérea Nacional completou hoje, 21 de Janeiro 50 anos desde a sua fundação.

Por ocasião a efeméride, o ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade” na mensagem de felicitação a aquele ramo das Forças armadas Angolanas sublinhou que a Força Aérea Nacional (FAN) tem demonstrado estar a altura da defesa e salvaguarda do espaço aéreo nacional, com engajamento operacional, cada vez mais, elevado e positivos níveis de participação no processo de reestruturação, redimensionamento do ramo.

Exortou ainda, “aos membros do comando do ramo, unidades, estabelecimentos e órgãos a redobrarem o engajamento nas acções organizativas e funcionais, para que o investimento na formação e aperfeiçoamento dos efectivos e na aquisição de meios técnicos e tecnológicos que o Executivo angolano tem feito para garantir a defesa da soberania nacional, integridade territorial, preservação da paz e reconciliação”, disse.

Entretanto, o Chefe de Estado Maior-General das Forças Armadas Angolanas, General de Aviação Altino Carlos José dos Santos no acto central das comemorações da Força Aérea Nacional afirmou que transcorridos 50 anos, “a FAN tem sabido prestigiar o nome de Angola dentro e fora das suas fronteiras, dando provas mais do que suficientes de estarem em altura de ombrearem com formações militares mais compactas do mundo, na honrosa missão de defender a pátria, soberania nacional e contribuir na manutenção das instituições democráticas preservando a paz e estabilidade política”.

Participaram do acto várias entidades governamentais, tendo sido marcado com a promação de oficiais aos graus de Tenente-Coroneis e Coronéis.

Fonte: Sem fonte

mindenacvp.gov.ao Ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria

João Ernesto dos Santos " Liberdade"



Entidades Tuteladas


Canais de Atendimento


Parceiros